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24 JUN 2018
Além da Arquitetura, o marketing também precisa ser cuidado com carinho

Marketing para Arquitetos - passo 01

Todos os dias vejo dezenas de ofertas com fórmulas mágicas. 10 maneiras de ficar rico e lindo. Tenha os clientes na sua mão em 30 dias. Ok eu exagerei, Não é bem assim mas bem próximo disso.  

Vamos ao passo 01: É difícil para o leigo, para o não arquiteto perceber, mas sabe quando vocês percebem a diferença em acabamentos e qualidade de projeto? É assim que eu percebo de cara uma logomarca mal acabada. Sem proporção e pesos adequados. 

Os maiores erros segundo os designers da nossa empresa para logo e tipografia são: 

1) Uso equivocado de fontes (como comic sans) e mistura de fontes;

2) Não ter versões de aplicações para fundos coloridos na vertical e horizontal;

3) Não ter leitura quando reduzido; 

4) Não ser prevista a aplicação em tamanhos diferentes; 

5) Para a tipografia citam os alinhamentos e espaçamentos (acho muito importante);

6) Cuidar do alinhamento e espaçamentos entre as letras que compõem o logo; 

7) O conceito gráfico deve estar dentro das premissas conceituais da empresa;

8) Cuidar a iconografia infantil;

9) Se permitir mudar! Ouço com frequência pessoas com medo de mudar logomarca... Precisamos é estar atentos às tendências estéticas e comportamentais do momento. Mesmo sendo atemporal, a marca reflete o momento presente. Mude!

 

E assim percebo a qualidade das fotos postadas, muitas vezes do celular da arquiteta ou quem sabe do parente que tire a foto e não do fotógrafo profissional especializado em arquitetura. E assim a foto avatar do facebook e instagram do profissional é aquela que ele tirou no casamento da irmã e recortou para colocar no seu perfil profissional. E pior, seu e-mail ainda é Gmail ou Hotmail.

Entendem que está todo mundo correndo atrás da fórmula mágica, como captar clientes, como melhorar seu ticket médio, ter clientes melhores, para projetos melhores, mas o que de fato você fez nos últimos anos para ter esta valorização?

Não me conte que fez mostra de decoração em 2012 2014 e 2008 porque as pessoas não lembram nem o que comeram ontem. E talvez seu possível cliente esteja vendo todo dia os trabalhos de uma nova arquiteta atuante nas redes, que se faz presente diariamente e na hora que precisar de alguma coisa esqueça que vocês se conheceram e fizeram algum trabalho bacana há anos atrás. Se você fizer hoje uma mostra de decoração a boa notícia é que se você se destacar entre mais de 20 colegas que estarão na mesma mostra que você, seu projeto será comentado e sairá na mídia local. Mas se todos estiverem muito bem e equilibrados sai na frente quem tem assessoria de imprensa e projetos especiais. Não basta estar na mostra, tem que planejar o pré e o pós. 

Mas Renata são informações demais para o arquiteto. Verdade, para isso temos os profissionais de comunicação e marketing. Percebe que minha linguagem não é 100% faça você mesmo como a maioria dos gurus que vendem um book para que você tenha sucesso no seu instagram. É faça direito e bem feito. Como arquiteto, você pode delegar suas redes para quem entende ou fazer atualizações constantes com profissionais da área digital e de comunicação. Entre outras coisas, então não é só uma questão de marketing, mas profissionalização geral do escritório do futuro. 

Continuaremos conversando por aqui e principalmente, nos eventos que vou promover virtuais e privados. Por isso, assine o nosso conteúdo para ser informado em primeira mão. Até breve, Renata

 

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